Buscar
  • Enviar Soluções

Imposto de Renda 2022: evite os erros mais comuns e escape da Malha Fina



O período para declarar o Imposto de Renda 2022 vai até 29 de abril e um ponto importante é se organizar para conseguir preencher as informações com atenção. Em 2021, de acordo com a Receita Federal, 869 mil declarações (ou 2,4% do total enviado) ficaram retidas.


O principal motivo foi a omissão de rendimentos, com 41,4% das ocorrências, seguido por falta de comprovação de dedução, responsáveis por 30,9% das declarações retidas em 2021. Para evitar dor de cabeça e não cair na malha fina, vale seguir alguns cuidados na hora de fazer a declaração.


Vale lembrar que todos que receberam mais de R$ 28.559,70 durante o ano de 2021 precisam apresentar a declaração. Em suma, a declaração deve ser feita dentro do prazo da Receita Federal, que é entre os meses de março e abril.


“Quem cai na malha fina pode pagar multa e outros valores acima do que seria necessário para cumprir a obrigação fiscal junto à Receita Federal. Portanto, para quem tem dificuldade em fazer a declaração do Imposto de Renda, o ideal é procurar a ajuda de um profissional, como o contador, aumentando as chances de cumprir com todos os prazos e levantamentos de documentação necessários para a declaração do IR”, afirma o Dr. Evandro Teixeira, responsável jurídico pela Eucontabilizo Web.


O que pode ser deduzido do Imposto de Renda 2022?

É importante ficar atento quanto aos direitos referentes ao Imposto de Renda, as chamadas “deduções”. Recentemente foi notificado que os testes para a Covid-19,

feitos em 2021, em laboratórios particulares, poderão ser deduzidos do IR deste ano. “O contribuinte que declara o Imposto de Renda utilizando o modelo completo pode deduzir diversas despesas, dentre elas os exames laboratoriais.


Dessa forma, os testes podem sim ser deduzidos, tanto do titular como de seus dependentes. Apenas os testes realizados por farmácias não se aplicam, por falta de previsão legal”, explica Teixeira.


“Importante esclarecer também que todas as despesas lançadas na declaração do IR sejam comprovadas, em caso de questionamento pelo fisco. Logo, é imprescindível que o contribuinte guarde a nota fiscal”, finaliza.


Confira alguns exemplos do pode ser deduzido do IR 2022:


Gastos com consultas em consultórios médicos particulares e hospitais (inclusive os remédios incluídos na conta hospitalar);


Cirurgias plásticas (reparadoras ou não, desde que tenham a finalidade de prevenir, manter ou recuperar a saúde física ou mental do paciente).


Tratamentos odontológicos e próteses dentárias;

Fisioterapia e aparelhos ortopédicos;

Exames laboratoriais;

Serviços radiológicos;

Planos de saúde;

Previdência privada

Despesas com educação (ensino técnico, fundamental, médio, superior, pós-graduação, mestrado e doutorado)

Despesas médicas realizadas no exterior.


(Por: Caroline /Fonte: IE Notícias)

6 visualizações
Prédio comercial

SOLICITE NOSSOS SERVIÇOS

Atendemos todas as Cidades do Brasil.

Obrigado, em instantes entraremos em contato!

Enviar (500 px × 200 px).png
LINKS
SOBRE

A Enviar Soluções está há mais de 7 anos no mercado, já realizou mais de 30 mil diligências e conta com mais 7 de mil correspondentes jurídicos em todo o Brasil.

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram